quinta-feira, 3 de setembro de 2009

POLICIA MILITAR LANÇA FOLDER COM DICAS DE SEGURANÇA EM ORIMINÁ





A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar localizada em Oriximiná, oeste do Pará, estará lançando no sábado (07/09), ás 10h00 no Garcia Plaza um folder dicas de segurança contendo 45( quarenta e cinco) orientações sobre comportamento no dia-a-dia nas ruas, nas compras, nos bancos, segurança em casa, aos ciclistas, aos motociclistas, em embarcações e recomendações gerais que orientam a comunidade.
O folder foi confeccionado em parceria e colaboração com Instituições do governo, Prefeitura Municipal de Oriximiná e empresários do local, ele marca os 02(dois) anos de implantação da CIPM. O objetivo e passar o maior número possível de dicas de segurança a comunidade local e na oportunidade do lançamento o mascote da PM o Pmzito estará presente. Esta estratégia é mais uma das ferramentas do Programa Segurança Cidadã que tem a finalidade de proporcionar sempre a mútua colaboração entre polícia e populares.
Durante o lançamento o Comandante da 12ª CIPM, capitão Marcelo Ribeiro estará proferindo palestra sobre o atual programa que está sendo executado na segurança pública do Estado e aplicado de forma intensa nas cidades abrangidas pelo Comando de Policiamento Regional 1, “Queremos desenvolver a cultura de proteção para o cidadão,evitando assim que se torne uma vitima em potencial e para que evitem comportamentos de riscos, construindo ações preventivas e educativas, direcionadas a Filosofia de Policia Comunitária que com sucesso também está sendo desenvolvida na Princesa do Trombetas”, afirma o comandante da 12ª CIPM.
O programa tem a coordenação do comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho e já lançou diversas ferramentas de sucesso para a segurança como o PMzito e agora as dicas de segurança que serão distribuídas nas ruas, escolas e nos nossos encontros com a comunidade.


ASCOM CPR I

12ª CIPM COMEMORA 02 ANOS DE CRIAÇÃO




A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar que abrange os municípios de Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Porto Trombetas, óbidos e Curuá, no oeste paraense, completa 02 anos de criação. A data será comemorada com uma programação que começa na quinta-feira (03/09) onde será realizado um culto ecumênico no comando da 12ª CIPM às 9 horas e se encerra na sexta-feira (04/09) com a solenidade militar às 17 horas na Praça Santo Antônio no município de Oriximiná onde está localizado o comando da companhia.
A companhia garante a segurança dos municípios e efetivamente realiza o trabalho de Polícia Comunitária que já é realidade em grande parte das cidades abrangidas pelo Comando de Policiamento Regional 1. Em Oriximiná as reuniões com a comunidade para saber a opinião da população e ouvir sugestões sobre os problemas que afligem os bairros são freqüentes e essa parceria tem rendido resultados positivos para a segurança pública e isso é demonstrado pelo baixo índice de criminalidade registrado nesta cidade e nos outros municípios de abrangência da Companhia.
O trabalho de educação das crianças e alerta para os problemas com a criminalidade é feito através do PMZITO uma ferramenta no trabalho de Polícia Comunitária dentro do programa Segurança Cidadã do governo do Estado. O PMZITO visita escolas, participa de palestras e contribui com dicas de seguranças e ainda alerta sobre os perigos das drogas.
Atualmente a 12ª CIPM é comandada pelo capitão Marcelo Ribeiro que tem intensificado as ações ostensivas nas cidades abrangidas pela Companhia e principalmente implementado as ações de Polícia Comunitária para garantir sempre a maior interação entre a Polícia Militar e a população, “É motivo de orgulho comemorar o aniversário da 12ª CIPM e o que nos causa maior satisfação é saber que a população e a polícia trabalham em conjunto e isso é que tem funcionado para garantir a segurança a todos”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.
O policiamento das cidades abrangidas foi reforçado com a formação de policiais da turma de 2008 e existe aumento nesse número com a formação de novos policiais que no momento ainda passam pelo processo seletivo. O comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho afirma que a evolução dos trabalhos na região são claros, “ A companhia foi revitalizada e a população é parceira da Polícia Militar nos trabalhos de combate ao crime e isso garante os avanços conseguidos até hoje e a diminuição das ocorrências. Garantir a segurança através da filosofia de Polícia Comunitária é uma orientação dada á todas as unidades que compõem este comando”, afirma o coronel Campos.

ASCOM CPR I