sexta-feira, 11 de setembro de 2009

POLÍCIA MILITAR ORGANIZA UMA GRANDE OPERAÇÃO PARA SEGURANÇA DO SAIRÉ 2009



A polícia militar está colocando em prática a operação planejada para a segurança do Sairé 2009 e o policiamento começou a ser reforçado no dia 10 de setembro e deve se estender até o dia 14 quando ocorre a apuração dos votos e a premiação do boto vencedor.
A missão da Polícia Militar é garantir a ordem pública na vila balneária de Alter do Chão e nas estradas que dão acesso ao local. Durante todos os dias do evento haverá o policiamento ostensivo em suas diversas modalidades que compreendem a atuação do Policiamento de Trânsito, Cavalaria, 16ª zona de policiamento, Grupamento Tático Operacional e Companhia de Guarda.
Durante todo o evento serão empregadas 05 viaturas, 01 ônibus, 02 bases móveis, 01 caminhão condutor de carga viva e 04 motocicletas. As viaturas serão empregadas no policiamento da vila balneária e nas barreiras da Rodovia Everaldo Martins.
A Polícia militar deverá trabalhar em conjunto com os demais órgãos de segurança pública como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Ciretran, Secretaria Municipal de Transportes e demais órgãos judiciários e da administração pública de Santarém.
A somatória do efetivo empregado em toda a operação (dia e noite) é de aproximadamente 800 homens que deverão atuar diretamente no local interno e externo da festa, nas praias, praças e viaturas que farão rondas ostensivas em toda a vila balneária com o objetivo de garantir a segurança do evento. O policiamento ordinário será empregado também no Terminal Rodoviário, pontos de ônibus e postos de saúde da Vila Balneária.
Em Santarém para garantir a segurança ocorrerá reforço nos pontos de ônibus de onde saem os veículos para Alter do Chão.
O sub comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, major Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho o efetivo está sendo reforçado na proporção que aumenta também a expectativa de aumento no número de pessoas que devem comparecer a festa, “Esse ano ocorreu um aumento de 20% no policiamento em comparação com o ano passado, pois a expectativa é que o público seja maior. Nosso objetivo é o policiamento ostensivo, educativo e se necessário repressivo”, afirma o major Risuenho.
O policiamento de trânsito este ano deverá utilizar 02 etilômetros e a recomendação aos motoristas e que evitem conduzir veículos embriagados para evitar riscos de acidente, pois em caso de constatação de embriaguez serão autuados.
Todo o efetivo da Polícia Militar está sendo empregado nessa operação, inclusive os policiais do serviço administrativo por determinação do comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho, “Todo o efetivo está sendo empregado a exemplo do que rotineiramente ocorre nos eventos de grande proporção e o nosso objetivo é que todos se divirtam com segurança. A vida é o bem maior de todos e é nisso que as pessoas devem pensar”, afirma o coronel Campos.

ASCOM CPR I