segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DE SANTARÉM TEM PALESTRA SOBRE ÉTICA E CIDADANIA

A aula inaugural do Curso de Formação de Soldados 2009 aconteceu na segunda-feira (23/11) ás 09h00min da manhã no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares.

Os 150 novos alunos, sendo 70 do processo normal e 80 por força de liminar, foram apresentados hoje à população. Eles devem passar por um curso que tem duração aproximada de sete meses onde deverão ser formados tendo como base matérias de grande importância como Direitos Humanos, Policia Comunitária, Direito Penal, Defesa Pessoal e muitas outras de importância fundamental.

A palestrante da aula inaugural foi a prefeita de Santarém Marida do Carmo Martins Lima que falou sobre a importância da ética e da cidadania em todos os ramos da administração pública e na vida pessoal da população, falando ainda sobre a importância que vê no trabalho da Polícia Militar, “Eu considero os policiais militares como anjos que estão todos os dias e noites nas ruas com um objetivo único de combater a criminalidade e trazer segurança para todos nós. Todos vocês que estão entrando nessa corporação devem dar muito valor a isso, pois é uma profissão muito digna e honrada”, afirmou a prefeita de Santarém.

O comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho deu as boas vindas aos alunos e os apresentou a prefeita de Santarém. O comandante ainda lembrou a cada um deles que essa é uma nova etapa de suas vidas e que deve ser encarada com grande responsabilidade, “Ser policial militar requer grande sensibilidade e responsabilidade, pois todos os dias nos deparamos com situações diferentes e é para saber como agir em cada situação que a formação será intensa para garantir que tenhamos ótimos policiais reforçando nosso efetivo”, disse o coronel Campos, lembrando ainda que a tropa do 3º BPM é exemplo pelo seu alto nível de escolaridade o que contribui para que o serviço oferecido a população seja sempre o melhor.

Os alunos também devem participar de uma videoconferência com a governador do Pará, Ana Júlia Carepa que vai acontecer hoje, às 17 horas no Detran de Santarém.





ASCOM CPR I

POLÍCIA MILITAR EMPREGOU 200 POLICIAIS NO CÍRIO E GARANTIU SEGURANÇA NA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA




No Círio de número 91 a Polícia Militar empregou um efetivo de aproximadamente 200 policiais para garantir a segurança e auxilio na manifestação religiosa tradicional em Santarém. Os policiais acompanharam o evento desde as primeiras horas do dia 22 trabalhando tanto na organização do trânsito em conjunto com os agentes municipais quanto na segurança do evento que começou as 06h00min horas da manhã de domingo.

Os policiais foram distribuídos em meio ao público de aproximadamente 60 mil pessoas que saíram as ruas para demonstrar sua fé na caminhada que teve inicio as 07h30min e termino às 11h30min.

A banda de música do 3º Batalhão de Policia Militar prestou sua homenagem à padroeira de Santarém e participou durante todo o percurso com canções que deram ainda mais ânimo aos fiéis.

As policiais militares também do Batalhão Tapajós fizeram à guarda de honra da berlinda da santa. Como em todos os anos ocorre o círio foi muito tranqüilo graças ao trabalho conjunto de todos os órgãos de segurança pública.

O comandante do policiamento major Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho classificou o trabalho como um sucesso em conjunto, “ A segurança foi muito boa, pois reforçamos o número de policiais empregados no trabalho e todos os órgãos de segurança pública fizeram sua parte. Tanta tranqüilidade também se deve ao fato de que sendo o círio um evento religioso a população tem essa consciência e todos agem assim todos trabalham em conjunto”, enfatizou o major Risuenho.

A Polícia Militar deve continuar o trabalho ostensivo para garantir total tranqüilidade em todos os dias de festa da padroeira que ocorrem na praça em frente à igreja matriz de Santarém, localizada na orla da cidade.



ASCOM CPR I

POLÍCIA MILITAR RECAPTURA FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA AGRICOLA SILVIO HALL DE MOURA

A Polícia Militar recapturou no domingo (23/11) por volta de meio dia Jonilson Lopes Santos de 30 anos de idade. Ele estava foragido da penitenciária agrícola Silvio Hall de Moura há quase dois meses quando sozinho saiu do local onde cumpria pena no regime semi-aberto e não mais retornou. Jonilson cumpria pena de 30 anos de prisão sendo 14 por homicídio e nove por assalto.


O cidadão foi recapturado na residência de sua mãe localizada no bairro Nova República no momento que estava almoçando. A recaptura teve sucesso graças a um trabalho do serviço de inteligência da Policia Militar que recebeu informações sobre o paradeiro do foragido e obteve êxito na operação em conjunto com policiais da 16ª zona de policiamento.

Jonilson Lopes Santos foi conduzido até a delegacia da polícia civil onde foram adotados os procedimentos legais para sua devolução ao sistema prisional.



ASCOM CPR I