quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

AS IMAGENS DIZEM TUDO




VOCÊ VÊ A MOTO?




AGORA VOCÊ VÊ ISSO...











O piloto da Honda estava viajando a cerca de 120 km/h. A condutora do VW estava falando em um telefone celular, quando ela entrou em uma rua lateral, aparentemente, não vendo a moto. O tempo de reação não foi suficiente aos pilotos para evitar esse acidente. O carro tinha dois passageiros e o piloto da moto foi encontrado dentro do carro com eles. O Volkswagen, na verdade, voou a partir da força de impacto e caiu 20 metros de onde ocorreu a colisão.


Todos os três envolvidos (dois do carro, o piloto da moto) foram mortos instantaneamente. .

Uma imagem vale por mil palavras.



Pare de falar em telefones celulares e dirigir ao mesmo tempo. Ponha seu telefone celular no banco de trás!

COMO REAGIMOS AO PARAR DE FUMAR


20 minutos – Pressão arterial e freqüência cardíaca voltam ao normal.

8 horas - (CO) e (O2) voltam ao normal.

24 horas – Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio.

48 horas – Terminações nervosas começam a se regenerar.

72 horas – Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar.

2 a 3 meses - Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar toma-se mais fácil).

1 a 9 meses – Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física.

1 ano - O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual.

5 anos – A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar – é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também.

10 anos - A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago.

VOCÊ SABIA?

- A fumaça do cigarro contém Urânio, Plutônio, Tório e Polônio-210 (e mais outras 60 substâncias também radioativas). Fumar um maço de cigarros diariamente equivale aproximadamente, a uma radiografia por dia.

- Dois cowboys que faziam a propaganda do Malboro, ironicamente, morreram de Câncer do Pulmão.

- A nicotina presente no cigarro é utilizada como inseticida há, aproximadamente, 300 anos. Essa mesma nicotina que é tragada pêlos fumantes é a responsável pelo vício.

- Pesquisas atuais demonstraram que o vício causado pelo cigarro é semelhante ao vício causado por outras drogas, como cocaína ou heroína e que o abandono do cigarro é tão difícil quanto à das demais drogas.

- Quem nunca fumou ou não fuma há muito tempo, ao fumar apresenta os sintomas de uma intoxicação: tontura, náuseas, tosse, etc. Caso a pessoa insista em fumar esses sintomas desaparecem. Desse ponto em diante, o vício e todas as suas complicações são quase inevitáveis.

- A quantidade de cigarros ninados por dia é proporcional ao risco de se ter Câncer. Isso quer dizer que, se a pessoa fama de 1 a 9 cigarros diariamente, ela tem 5 vezes mais chance de ter Câncer do que um não-fumante, enquanto alguém que fama mais de 40 cigarros por dia tem uma chance 20 vezes maior que um não-fumante.

- Os fumantes passivos também têm chance de adquirir a doença, sendo que 25% a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13% a 37% dos homens não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.

- 80 mil pessoas morrem no Brasil precocemente, a cada ano, em decorrência de doenças devidas ao tabagismo. Uma média de 10 pessoas por hora.

- 22 anos de vida é o que perdem as pessoas que fumam a vida toda, segundo cálculos da Organização Mundial de Saúde.

- 90% das mortes por câncer no pulmão são provocadas pelo fumo, que também é responsável por 85% das mortes por doenças pulmonares como enfisema.

- 25% das mortes provocadas por doenças coronarianas (infarto, por exemplo) e cérebrovasculares (como derrame) são provocadas pelo fumo.



Fonte: www.vocesabia.net

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL




No sábado, 28 de novembro aconteceu na comunidade Cristo Rei, que está localizada entre os municípios de Oriximiná e Óbidos no alto rio Trombetas, a ação social promovida pela Igreja Assembléia de Deus, em parceria com a Policia Militar do Pará, através da 12ª CIPM e a Universidade Federal Fluminense (UFF) do Rio de Janeiro, onde o mascote da PM integrou as ações de cidadania que foram disponibilizadas através de serviços sociais e palestras educativas à comunidade.

Cerca de cento e trinta comunitários foram atendidos na ação social através de serviços comunitários como atendimento clínicos realizados pelos médicos residentes no núcleo da UFF em Oriximiná, odontológicos, cortes de cabelos, distribuição de lanches, roupas e palestras educativas de variados assuntos, onde o tema sobre Segurança Pública preventiva, ficou a cargo do capitão Marcelo Ribeiro, que em companhia do cabo Alderlan do Proerd em Oriximiná instruiu os adolescentes sobre o mau que o uso de drogas pode trazer a vida das pessoas. O papel do PMzito foi distribuir dicas de segurança a quem compareceu e os policiais militares participaram explanando de maneira geral o Programa Segurança Cidadã em uma linguagem de fácil compreensão os princípios que norteiam o programa dentro da filosofia de Policia Comunitária que está sendo a cada dia sedimentada em Oriximiná.

O Pastor Everaldo Martins diz que foi de grande valia a participação da Policia Militar e consequentemente do PMzito que emocionou os presentes, “ O Pmzito chama logo a atenção das crianças e transmite a mensagem de sermos bons cidadãos, através de praticas sociais salutares do bom viver na comunidade”, disse o religioso que já escalou o mascote da PM para as próximas ações sociais que serão realizadas nas comunidades que residem ao longo do Rio Trombetas.

O capitão Marcelo Ribeiro avaliou a ação com muito positiva, "Mesmo nos mais longínquos lugares do Pará, esta parceria é fundamental, pois possibilita que todos possam conhecer o Programa Segurança Cidadã, sejam pessoas das várzeas amazônicas ou da cidade. Assim a Policia Militar cumpre seu papel constitucional em ações de prevenção a violência, desenvolvendo a cultura da paz através desde canal de interação com o povo paraense. Para essas ações contamos sempre com o empenho dos nossos policiais e a supervisão do coronel Agenor de Campos Coelho", afirma o comandante da 12ª CIPM.

NA segunda quinzena do mês de dezembro esse tipo de ação social será realizada em frente ao Quartel da 12ª CIPM.

ASCOM CPR I

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES






O comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho e todos os integrantes deste comando desejam a todos os senhores  um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

A aproximação de mais um Natal e um Ano Novo, tempo de celebração e de troca de votos apelando à compreensão, tolerância e harmonia entre os homens e ao reforço da coesão e do bem-estar no seio das famílias, mais do que tempo de balanço constitui ocasião ímpar e propícia para refletir sobre a dimensão humana.
Reafirmamos que o sentido do serviço à comunidade, que sempre nos orientou, passa essencialmente por garantir um nível de eficácia operacional que permite o pleno cumprimento das missões da Polícia Militar.

Agradecemos a todos pela colaboração e desejamos tudo de positivo nesse fim de ano e inicio do ano vindouro.


ASCOM CPR I