terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O SERVIÇO POLICIAL







Anastácio Rodrigues Lima Júnior*


Os avanços tecnológicos que globalizaram as comunicações, a economia e, sobretudo, as informações, agora, como que numa avalanche, alcançaram a segurança pública. Hoje, não se pode mais pensar o “fazer segurança pública” sem contar com as tecnologias da informação e da comunicação.

Nesse contexto, ao policial foi imposta a condição de dominar os recursos tecnológicos disponíveis, ao menos o acesso à rede mundial de computadores como forte aliada ao ensino de segurança pública, posto que cabe a ele o estudo contínuo de sua profissão. O que se tem de melhor no desenvolvimento de conhecimentos técnico-policiais estão disponíveis na “net”, didática e pedagogicamente sistematizados e desenvolvidos com essa finalidade: capacitar e informar o profissional da segurança pública, dotando-o de conhecimentos para a sua atuação frente à sociedade. O que não podemos nos furtar é que, a sociedade evoluiu e com ela as instituições policiais também devem evoluir em tecnologia e em gestão do conhecimento humano.

A presença policial nas ruas é apenas uma das vertentes que compõem o sistema de segurança pública. Há que se levar em consideração as atuações do Ministério Público, do Judiciário, do Sistema Penal e, sobretudo, de políticas públicas que contemplem moradia digna, infraestrutura, emprego e qualidade de vida. Não se faz segurança pública apenas com a ação de presença policial. De fato, a ostensividade policial e a apuração dos fatos delituosos são grandemente relevantes para o o processo de segurança pública, todavia não se restringe a esses fatores, que são peças importantes de uma “engrenagem” social.

Há um consenso quando se fala na expectativa que existe quanto ao trabalho policial, todos esperam ver uma polícia que cultive o espírito de justiça e que, por isso, possa se manter imparcial e firme; que atue com retidão e cortesia, que seja confiável, transmitindo um sentimento tão almejado, principalmente nas grandes cidades: a segurança. Contudo, o desejo da sociedade não deixa de ser também o desejo do policial que, assim como cada cidadão, vive o drama da inquietude social. Assim, o sacerdócio policial, por vezes incompreendido, exige comprometimento, disciplina e sacrifício.

Portanto, dentro do processo de globalização da economia e do mundo dos negócios, os órgãos de segurança pública têm envidado esforços no sentido de acompanhar as transformações no estilo de vida social e seus nuances. A cada dia surgem novas formas no modus operandi, em virtude de que as informações foram globalizadas. A fim de contemplar a atualização e capacitação profissional, as organizações policiais têm recorrido aos recursos disponíveis da educação à distância-EAD, como forte aliada dentro do sistema de segurança pública, a fim de dotar seus integrantes de informações imprescindíveis à qualificação profissional que a sociedade globalizada exige.



* Anastácio Rodrigues Lima Júnior , Sargento da PMPA; Graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará(1997); Pós-Graduado em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática (ULBRA/ SENASP, 2009). Tutor de EAD/PRONASCI. Professor de Língua Portuguesa.

ASCOM CPR I

PM e SMT realizarão fiscalização no feriado



A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) e Polícia Militar vão intensificar a fiscalização no trânsito na rodovia Fernando Guilhon, amanhã (08), por conta do feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição. As operações de fiscalização têm como principal objetivo prevenção de acidentes, infrações no trânsito e proporcionar aos usuários das vias que dão acesso às praias a sensação de segurança e suporte para qualquer tipo de apoio emergencial.

O chefe de fiscalização da SMT, Manoel Pantoja, disse que colocará à disposição 30 agentes e a Polícia Militar 20 homens do pelotão de trãnsito. A proposta é reduzir o índice de acidentes de trânsito durante o feriado da padroeira dos santarenos. “O foco da operação será coibir o excesso de velocidade e as ultrapassagens perigosas”, destaca.
De acordo com ele, é importante atenção na hora de sair de casa. “Nós orientamos para que os motoristas tenham cautela e principalmente respeito à vida”, disse.
A ação estará voltada para evitar o excesso de velocidade, em virtude de ser uma das principais causas de acidentes, o que normalmente resulta em vítimas fatais e com ferimentos graves.

Fonte: http://www.portalnahora.com.br/

3º BPM EM CONJUNTO COM ENTIDADES REALIZADA TAEKWONDO PARA CADEIRANTES

O projeto teve inicio na sexta-feira (04/12) e é fruto da parceria entre o instituto Grão Mestre Nam Ho Lee; Fundação JK; Adefis (associação dos deficientes físicos de Santarém) e Policia Militar do Pará.
O projeto taekwondo adaptado para cadeirantes inicia suas atividades com pioneirismo no Batalhão Tapajós, com o nome de projeto Fênix e está sob a responsabilidade do professor Jonas Moraes, e terá a supervisão do mestre Marcelo Rezende.

O professor Jonas Moraes afirma que o que vai acontecer em Santarém e semelhante o projeto criado pelo capitão pm de São Paulo Marcelo Resende e visa à integração social de pessoas portadoras de necessidades especiais, especialmente os cadeirantes, “A idéia surgiu quando o idealizador presenciou uma apresentação de taekwondo por um cadeirante em São Paulo no Brasil Open e agora que temos conhecimentos e podemos dar abrangência a esse trabalho tão especial iremos desenvolver com muito entusiasmo, fé e acreditando nas parcerias que temos e que pretendemos conquistar ainda mais para que possamos proporcionar continuidade da ação” diz o professor Jonas Moraes.

O curso terá inicio com seis cadeirantes e o objetivo é que ao final de 2010 eles se juntem com os quatro que já estão treinando em São Paulo onde acontecerá a formatura e recebam a faixa preta na modalidade na qual estão participando, logo depois eles serão os próximos instrutores das outras pessoas com as mesmas necessidades especiais que desejem participar do projeto.

Para o comandante do 3º BPM tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas é essencial apoiar esse tipo de projeto, “Todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas é importante e deve ter o apoio de todos, pois esse é um trabalho novo e que certamente terá sucesso por conta do empenho de todos”, afirma do tenente coronel Mafra.
 
ASCOM CPR I