sexta-feira, 27 de agosto de 2010

16 ALUNOS QUE RESISTIRAM AO ESTÁGIO NO GTO TEM INSTRUÇÃO DE DEFESA PESSOAL

Foram aprovados 40 militares para o nivelamento, todos voluntários. Depois de 17 dias apenas 16 policiais ainda estão resistindo à instrução, ou seja, 60% dos alunos desistiram ou foram desclassificados.

Agora começa o estágio final da instrução e agora estão tendo aulas de defesa pessoal com o professor Edilson Lima Castro que é 2º DAN em Jiu Jitsu. O objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos estejam muito bem preparados para os trabalhos que devem desenvolver em suas novas formas de policiamento.

 A seleção dos 40 policiais que iniciaram o curso foi coordenada pelo comandante do GTO tenente Wilton Magalhães Chaves que lembrou que nem havia a possibilidade de grande eliminação de alunos por desistência ou reprovação, “As instruções são intensas e exigem muito esforço físico e tático dos alunos”, disse o comandante do GTO, tenente Wilton.

As instruções começaram na quinta-feira (12/08), e os alunos passaram por instruções que envolvem matérias como: Distúrbios civis, Patrulhamento urbano e rural, Gerenciamento de crise, Abordagem, Operações ribeirinhas e operações especiais. Ao final da instrução os policiais estarão aptos a exercer um policiamento diferenciado do tradicional, porém com o mesmo objetivo, que é realizar o policiamento ostensivo e garantir a segurança da população.

A formatura dos novos integrantes do Grupamento Tático Operacional ocorrerá na segunda-feira, ás 10 horas da manhã no quartel do GTO, localizado na Ismael Araújo.

ASCOM CPR I

COMANDANTE GERAL LANÇA “REDE DE PROTEÇÃO AO CIDADÃO” EM SANTARÉM E FORMA TURMA DE SARGENTOS

O comandante geral da Polícia Militar do Pará coronel Augusto Emanuel Cardoso Leitão lançou na manhã de quinta-feira (26/08) no auditório do CEULS/ULBRA a Rede de Proteção ao cidadão que consiste numa estratégia de ocupação preventiva dos espaços de responsabilidade territorial das unidades operacionais por meio do efetivo a pé e motorizado dentro da filosofia de Polícia Comunitária sempre em respeito aos Direitos Humanos com vistas a criar um ambiente bem maior de segurança.
Aproximadamente 300 pessoas entre militares, lideranças comunitárias e cidadãos compareceram para entender a nova estratégia de policiamento que já está em prática em Santarém com 20 novas viaturas.
À tarde o comandante geral esteve presente na aula inaugural do Curso Especial de Formação de Sargentos que terá a participação de 77 policiais militares. As peculiaridades do novo curso foram repassadas aos alunos e toda orientação para que o aproveitamento continue sendo sempre positivo. Os policiais receberam o material que será utilizado para o curso semipresencial e ouviram palavras de incentivo do coronel Leitão.
Ainda na noite de quinta-feira, às 21 horas, o coronel Augusto Emanuel Cardoso Leitão presidiu a cerimônia de formatura dos 95 policiais que  passaram pelo Curso de Formação de Sargentos e desse número oito são mulheres. As aulas tiveram inicio no dia 08 de março e o curso teve duração de seis meses com a capacitação dos policiais militares que passarão a comandar e que necessitaram das instruções que foram ensinadas para fortalecer e dinamizar sua liderança.
No decorrer dos meses 25 matérias foram ministradas e as principais foram: Direitos humanos, Ética profissional, Abordagem sócio-psicológica da violência, Direito administrativo e Direito Constitucional.
Os novos sargentos estão aptos a partir de agora para assumir os comandos de destacamentos que são representação da PM no interior, liderarem guarnições, comandar postos de serviços e viaturas, tudo isso implica numa maior responsabilidade que esses militares assumem.

O evento ocorreu na Praça do Pescador, na orla de Santarém e contou com a presença da população que parou para apreciar a cerimônia militar.
A 1º sargento Elke Josiany Serique Pantoja e o sargento Josias Moura Santos receberam das mãos do comandante geral as chaves das 20 novas viaturas que serão utilizadas no policiamento reforçado em Santarém.

ASCOM CPR I