quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ORAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

“Senhor meu Deus e Pai, eu venho a ti, nesta hora entregar a minha vida, família e profissão. Proteja-nos Senhor, com as tuas poderosas mãos.
Que os teus anjos estejam sempre conosco.
Dá-me Senhor, sabedoria, equilíbrio emocional e amor pelo meu dever.
Afaste de mim toda auto-suficiência, todo medo e insegurança.
Que eu transmita paz, proteção e honestidade a todos, inclusive a minha família e aos meus amigos.
Senhor, que eu tenha habilidade para defender, livrar e ajudar todos que precisarem de mim.
Que eu confie mais em ti do que nas armas humanas, mas se vier a precisar delas, peço a tua proteção.
Senhor declaro neste momento, com todo o coração, que tu és o meu único Senhor e Salvador e que, minha vida, a partir de agora estará sempre em tuas mãos.
Em nome de Jesus que vence o mal, amém!

Autor: Cap. PMRJ Pr. Jorge Luis dos Santos Lacerda

Arrombadores são presos pela PM em Santarém

Na madrugada desta terça-feira (7), policiais militares prenderam os elementos Fabiano Videncio da Silva, 22 anos, e Thompson José Belo Nascimento, 29 anos. Eles são acusados de tentar arrombar uma concessionária de veículos, localizada na avenida Mendonça Furtado, no bairro de Santa Clara.
Segundo a PM, os arrombadores foram flagrados pelos vigias quando pularam o muro da empresa. A dupla fugiu correndo e depois apanhou um carro tomando rumo ignorado. Os vigilantes acionaram a polícia através do Ciop. Uma equipe da PM chegou ao local e conseguiu localizar um bilhete de hotel, que estava caído no chão. 
Os policiais então deduziram que aquele poderia ser o endereço dos bandidos. Seguindo a pista, a PM conseguiu flagrar Fabiano e Thompson escondidos no hotel. 
Eles receberam ordem de prisão e não reagiram. Conduzidos à Seccional de Polícia Civil foram apresentados ao delegado Ednaldo Sousa, que os autuou em flagrante. Em poder dos bandidos, os policiais encontraram algumas ferramentas usadas em arrombamento.
Depois de consultar a ficha de ambos, a polícia descobriu que Fabiano e Thompson são oriundos da cidade de Tubarão, em Santa Catarina. Thompson, disse, no entanto, que é natural de Santarém, mas que sua família atualmente reside na cidade catarinense. Eles contaram que seu destino final era a cidade de Oiapoque, no Amapá.
Contra ambos há inúmeros registros de passagens deles pela polícia. Fabiano e Thompson já cumpriram pena por arrombamentos, formação de quadrilha e posse ilegal de armas. 
Depois dos tramites legais, a dupla de arrombadores foi mandada para o Centro de Presos Provisórios. 

Segurança Pública rejeita mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou na esta semana o Projeto de Lei, do deputado Gláuber Braga (PSB-RJ), que prevê que o regime de semiliberdade e a medida de internação não serão aplicados ao adolescente que praticar ato infracional sob efeito de droga ou em razão de dependência. 
A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece ainda que os benefícios de anistia, graça e indulto, previstos na legislação penal, também valerão para o menor infrator. 
Além disso, a medida de internação só poderá ser aplicada após o trânsito em julgado Expressão usada para uma decisão (sentença ou acórdão) da qual não se pode mais recorrer, seja porque já passou por todos os recursos possíveis, seja porque o prazo para recorrer terminou. da sentença, o mesmo que ocorre hoje com os maiores de idade. 
O relator, deputado Major Fábio (DEM-PB), afirma que o erro da proposta é dar tratamento penal ao adolescente. Ele argumenta que o ECA não tem foco penal, mas protetivo. 
Major Fábio também discorda da não aplicação de medida de internação ou semiliberdade aos adolescentes usuários de drogas e dependentes. Ele afirma que seria dar tratamentos diferentes para situações semelhantes.

ASCOM CPR-I

SENADO APROVA NOVO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (7), em sessão extraordinária, o substitutivo do senador Renato Casagrande (PSB-ES) ao PLS 156/09, com o novo Código do Processo Penal. Assinada pelo presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), a proposta é fruto do trabalho de uma comissão externa de juristas e de uma comissão de senadores designada pelo presidente da Casa para esse fim.

O substitutivo recebeu 214 emendas em Plenário, das quais 65 foram aprovadas, enquanto outras 32 foram parcialmente aproveitadas como subemendas do relator. O novo CPP será enviado, agora, à Câmara dos Deputados. Compareceram à votação o ministro do Superior Tribunal de Justiça Hamilton Carvallido, que presidiu a Comissão de Juristas, e o relator, o procurador do Distrito Federal Eugênio Pacelli.

A aprovação concluiu um processo iniciado em 2008, quando, a convite do presidente Sarney, foi constituída a Comissão de Juristas. Seu objetivo era reunir sugestões de modificação do código vigente, considerado ultrapassado. Para tanto, a comissão realizou 17 audiências públicas em várias capitais brasileiras. O trabalho culminou na entrega do anteprojeto do novo código, convertido no PLS.

Direito das vítimas

Para o senador Renato Casagrande, que ressaltou a contribuição que o novo Código de Processo Penal trará à sociedade brasileira, uma das modificações mais importantes introduzidas pelo substitutivo é a garantia do direito da vítima. Pelo texto aprovado, ela adquire, por exemplo, o direito de ser informada desde a prisão até a absolvição ou condenação do acusado, obter cópias de peças do inquérito policial e do processo penal.

Já para Demóstenes Torres (DEM-GO), que presidiu a comissão de senadores encarregada de elaborar o novo CPP, entre seus méritos está o fim das chamadas “prisões especiais”.

- Qual a diferença entre um pedreiro assassino e um senador assassino? São todos criminosos, e devem ir para o mesmo lugar – disse.

Na presidência da sessão, José Sarney agradeceu a colaboração de todos os envolvidos, especialmente a dos membros do Judiciário. As informações são da Agência Senado.

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DEPENDE DOS MORADORES



ASCOM CPR-I
Fonte: O liberal

UPPs DO RIO JÁ FORAM PM-BOXES DAQUI


ASCOM CPR-I